I Fórum de Oncologia da Santa Casa de Itabuna será realizado em agosto

Um assunto que interessa a toda a região
Arquivo

 

Itabuna recebe no dia 1º de agosto, às 8 horas, o I Fórum de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, evento técnico-científico voltado para a atualização dos gestores municipais sobre o fluxo de referência para diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos nas regiões Macro-sul e Extremo Sul da Bahia. Agendado para o Hotel Tarik Plaza Fontes, entre às 8 e 17 horas, o evento é uma promoção do Serviço de Oncologia da SCMI, com apoio Caixa Econômica Federal, Secretaria de Saúde de Itabuna e Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes).

Segundo o médico coordenador do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna, Garrick Cecil Pereira, participarão do evento secretários municipais de saúde e profissionais de referência dos municípios convidados. Com previsão de reunir mais de 200 participantes, cerca de 100 cidades estão relacionadas para integrar o Fórum de Oncologia. O evento, agendado para o auditório do Hotel Tarik Fontes, contará com uma programação dividida em duas partes: na primeira, o foco será na promoção e esclarecimentos sobre a regulação do paciente oncológico junto à gestão de saúde de alta complexidade pelo SUS.

A segunda parte da programação estará dedicada aos conhecimentos técnicos sobre os tipos de câncer prevalentes. Neste momento, médicos especialistas estarão ministrando mine-palestras direcionadas à identificação de paciente com suspeita de câncer, principais exames para diagnóstico, além de tipos de tratamento e programas de reabilitação.

“O Fórum de Oncologia é um espaço necessário, que se constrói a partir da forte demanda por informações técnicas para gestores e profissionais de saúde nesta área tão delicada que é a Oncologia. Precisamos desmistificar tabus e, principalmente, otimizar o acesso ao tratamento”, declarou a gerente SUS da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eliane Peixoto.